A aprendizagem de um instrumento musical inclui atividades coletivas como aulas em grupo e a participação em orquestras. Além disso, a oportunidade de apreciar uma orquestra presencialmente faz parte do desenvolvimento dos alunos de música. Você conhece as orquestras que atuam em Curitiba?
Curitiba hoje abriga duas das principais orquestras do Brasil: a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e a Camerata Antiqua de Curitiba.
A Orquestra Sinfônica do Paraná iniciou as suas atividades em 1985 e teve como primeiro maestro-titular o compositor Alceo Bocchino (1918-2013). Passou pela batuta de vários maestros e desde 2022 está sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá. "Com uma notável capacidade de se adaptar aos mais diferentes estilos, desde os clássicos até os românticos e contemporâneos..." (site). Para prestigiar essa orquestra, os concertos ocorrem no Teatro Guaíra.

A Camerata Antiqua de Curitiba é constituída de coro e orquestra e foi criada em 1974 pelos cravistas Roberto de Regina (1927) e Elisabeth Müller Seraphim (1930). "A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista vem sendo enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros." (site Camerata). Os concertos da Camerata ocorrem em sua maioria na Capela Santa Maria.

Além das orquestras apresentadas acima, em janeiro os estudantes de música tem a possibilidade de participar da Oficina de Música de Curitiba. Músicos nacionais e internacionais lecionando os seus instrumentos e compartilhando com os alunos as suas vivências musicais. Durante janeiro a comunidade curitibana recebe concertos gêneros variados de música antiga, erudita e de MPB, que enriquece o desenvolvimento musical dos jovens estudantes.

Fontes
Para acompanhar as orquestras, sigam as suas páginas sociais: